quarta-feira, 19 de outubro de 2011

vocabulario da lingua tupi na lingua portuguesa

O tupi é uma lingua indígena extinta, originária do povo tupi e falada pelo povo tupinambá, tupiniquim, caetés, tamoios e potiguara, que teve sua gramática estudada pelos jesuítas, e que deu origem a dois dialetos, hoje considerados línguas independentes: a língua geral paulista, e o nheengatu (língua geral amazônica). Esta última ainda é falada na Amazônia.
No início da colonização portuguesa no Brasil (a partir da descoberta, em 1500), o tupi (mais precisamente, o tupinambá, uma língua do litoral brasileiro da família tupi-guarani) foi usado como língua geral na colônia, ao lado do português, principalmente graças aos padres jesuítas que haviam estudado e difundido a língua. Em 1757, a utilização do tupi foi proibida por uma Provisão Real. Tal medida foi possível porque, a essa altura, o tupi já estava sendo suplantado pelo português, em virtude da chegada de muitos imigrantes da metrópole. Com a expulsão dos jesuítas em 1759, o português fixou-se definitivamente como o idioma do Brasil. Das línguas indígenas, o português herdou palavras ligadas à flora e à fauna (abacaxi, mandioca, caju, tatu, piranha), bem como nomes próprios e geográficos.

Um comentário:

  1. Olá!Estamos na reta final do projeto.Como última ativadade de pesquisa,antes do trabalho propriamente dito,gostaria que vcs aprofundassem a questão do vocabulário(um maior número de palavras).Até!

    ResponderExcluir